FUNDAÇÃO DA APROCOCO BRASIL | 18 DE JANEIRO DE 2019.
A primeira edição da Convenção Nacional dos Produtores de Coco, realizada nos dias 17 e 18 de janeiro de 2019, no Auditório Rosa Abreu da Secretaria de Agricultura da Bahia reuniu produtores e pessoas ligadas à cultura do coco de dez estados brasileiros.
O encontro debateu sobre a grave crise da cocoicultura brasileira que afeta mais de um milhão de pessoas envolvidas na respectiva cadeia produtiva. Esta crise é catalisada pelas importações desenfreadas de produtos derivados do coco por parte de grandes indústrias brasileiras. Tais derivados importados de coco, possuem baixa qualidade nutricional e alto potencial de contaminação microbiológica porque são resíduos de baixo valor em seus países de origem. Tais indústrias contam ainda com significativos benefícios fiscais concedidos em troca de ações de estimulo à produção local.
No entanto, a realidade é outra. Boa parte destas indústrias, desativaram as unidades de extração e processamento e agora apenas reembalam a matéria-prima importada, adquiridas a preços muito baixos e são vendidos no mercado brasileiro como sendo produtos fabricados no Brasil originado nas fazendas brasileiras. Tal prática, força o preço pago ao produtor brasileiro a valores abaixo do custo de produção. Já o produto de exportação para países como EUA, usa matéria-prima brasileira extraída dos coqueirais brasileiros. O evento culminou com a fundação da APROCOCO BRASIL– Associação Nacional dos Produtores de Coco.
A APROCOCO passa a ser a instituição vinculada à Cadeia Produtiva que irá desenvolver ações de regulamentação da qualidade dos produtos de coco junto às autoridades sanitárias brasileiras e de defesa do consumidor, dentre outras linhas de ação.