ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PRODUTORES DE COCO

APROCOCO DISCUTE PROJETO DE PESQUISA EM REGIME DE COLABORAÇÃO PARA QUALIFICAÇÃO E TIPIFICAÇÃO DA ÁGUA DE COCO BRASILEIRA

Com foco no desenvolvimento da cocoicultura, a diretoria da Associação Nacional dos Produtores de Coco (Aprococo), esteve na manhã desta quarta, dia 10, na sede da Embrapa Agroindústria Tropical. O objetivo foi prospectar parcerias com as unidades descentralizadas da Embrapa, Ministério da Agricultura e demais instituições de pesquisa para elaboração de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com aplicações práticas para a cultura do coco.  

De acordo com Genésio Vasconcelos, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria Tropical, as ações devem ser orientadas por alguns eixos, como: sustentabilidade agronômica, visando tornar o cultivo do coco uma cultura sustentável e ambientalmente amigável, com redução na pegada de carbono; e uso mais eficiente dos recursos hídricos. Já o Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos, André Dutra, que esteve presente no encontro e apresentou uma proposta de trabalho para avanços na PIQ da água de coco, comentou que a seleção de parâmetros e uso de metodologias aplicáveis comercialmente para que a água de coco consiga ser classificada nas suas diferentes vertentes, ou seja, água de coco verde, água de coco seco, água de coco sob a forma de blend também é uma preocupação do setor.

A meta é atingir um padrão como o que se tem nos sucos, por exemplo, que podem ser divididos em sucos e néctares. “A ideia é que o consumidor esteja ciente daquilo que está consumindo e que os produtos tenham uma classificação diferenciada frente ao mercado. Cientificamente é possível gerar esses dados e essa identificação para fornecermos subsídios a uma normativa específica com essa finalidade”, explica Vasconcelos.

Para Reinaldo Ribeiro, presidente da APROCOCO, esta foi uma reunião histórica porque abre caminho para qualificar a água de coco com o propósito de atender a diferentes nichos de valoração do produto, assim como acontece com o vinho e o café. Além disso, abrirá caminho para que se tenha uma IDENTIDADE GEOGRÁFICA, o que permitirá gerar diferenciação e com isto obtenção de maior valor de mercado para a água de coco brasileira no mercado internacional.

Fontes: Redação EMBRAPA | Redação APROCOCO

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