Ocorreu nos dias 10 e 11 de maio de 2019, a primeira reunião ordinária da Diretoria Executiva da Aprococo Brasil. Os temas centrais foram: (1) Elaboração do Planejamento Estratégico da Associação para o período 2019-2022; (2) Plano Orçamentário 2019/2020; (3) Identificação de centros produtores de coco importantes e nomeação de coordenadores da APROCOCO BRASIL para os mesmos; (4) consulta com técnicos do MAPA (representantes do órgão residentes em Brasília e da Regional de Salvador) sobre estruturas do Ministério que podem apoiar as demandas dos produtores de coco do Brasil.
Em relação ao planejamento estratégico, foi utilizada a moderna ferramenta conhecida como BSC (Balanced Scorecard). Foram estabelecidas cinco prioridades estratégicas, a saber: (1) Associativismo Lucrativo; (2) Regulamentação da Qualidade e Políticas Fitossanitárias; (3) Políticas de Restrição às Importações; (4) Novos Mercados e (5) Tecnologia de Produção.
Para cada um destes objetivos estratégicos foram delineadas ações que serão executadas nos próximos quatro anos da atual gestão. Os objetivos estratégicos concentram-se em 4 áreas: (1) Finanças; (2) Associados; (3) Processos Internos; (4) Capacidade Organizacional. De igual maneira, foram estabelecidas metas para cada uma destas áreas.
Para os associados foram estruturados os seguintes objetivos: (1) Desenvolver um sistema de compras coletivas de insumos para obter ganhos de escala; (2) Articular dotações na forma de doações de equipamentos aos núcleos regionais da APROCOCO; (3) Desenvolver convênios para viabilizar assistência técnica especializada e capacitações; (4) Viabilizar Unidades de Processamento em regiões estratégicas; (5) Corretagem/intermediação de Vendas.
As metas são desafiadoras e a prioridade no momento terá foco sobre a regulamentação da qualidade dos produtos derivados de coco. Isto significa trabalho intensivo frente ao MAPA e parlamentares da base da agricultura.