A água de coco é uma bebida especial. Quando fornecida em uma embalagem deve entregar ao consumidor todas as propriedades de saudabilidade que lhe são atribuídas, principalmente quando extraída do fruto, coco verde, entre o sexto e o oitavo mês de maturação.
As dicas aqui usam uma descrição para que o consumidor seja esclarecido com detalhes que não estão na Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que regulamenta o padrão de identidade e qualidade para este nobre produto, apreciado por todos os brasileiros. A Instrução de Referência é a IN #09 de 30 de Janeiro de 2020 do MAPA.
Primeiro, observe no rótulo a “denominação”. Deve constar a informação se é INTEGRAL, PADRONIZADA ou RECONSTITUÍDA. Quando é RECONSTITUÍDA, geralmente está escrita bem pequenininha na parte de baixo do rótulo. Quando é INTEGRAL, os fabricantes procuram destacar logo na parte de cima do rótulo.
A água de coco INTEGRAL é aquela que foi extraída do fruto e passou por um processo de resfriamento, congelamento ou esterilização, podendo ser adicionada ou não de conservantes. Esta água de coco não permite a adição de água potável e nem açúcares.
A água de coco PADRONIZADA é aquela que foi extraída e passou por um processamento de padronização, seguida do resfriamento ou esterilização. A PADRONIZAÇÃO pode ser realizada pela adição de água de coco concentrada, água de coco desidratada e, açúcares até 0,5%, podendo ser adicionada ou não de conservantes. Esta água de coco não permite a adição de água potável, mas é passível de adulteração por excesso de água potável quando o fabricante usa água de coco concentrada fraudada com adição de água potável na formulação. Atenção! – Água de coco concentrada adulterada, de forma ilegal, pode conter água potável. Portanto, verifique a lista de ingredientes. Em caso de dúvida contate o SAC da sua marca preferida.
A água de coco RECONSTITUÍDA é aquela produzida a partir do concentrado de água de coco ou água de coco desidratada, com adição de água potável ou água de coco integral ou ambas. Frequentemente são elaboradas com adição de água potável e adicionadas de açúcar até 0,5%, podendo ser adicionada ou de conservantes. Tradicionalmente, em 01 (um) litro de água de água de coco reconstituída, cerca de 90% da sua composição é água potável. Desafortunadamente, a água de coco reconstituída é passível de adulteração por excesso de água potável. Além disso, por permitir formulações múltiplas, pois, não se sabe se o concentrado usado é originário de água de coco verde jovem (destinado ao consumo da água) ou do coco seco maduro (destinado prioritariamente a produção de leite de coco, gordura e óleo de coco e coco ralado). Várias indústrias brasileiras, infelizmente, importam água de coco concentrada de países asiáticos onde não se pode rastrear a data em que foi extraída do fruto, a maneira como foi produzida e se é originária de coco seco ou coco verde. Quando determinada marca usa a água de coco concentrada produzida no Brasil, certamente o rastreamento é possível de realizar. Você pode então conferir os aspectos acima descritos. Em caso de dúvida contate o SAC da sua marca preferida. De posse das informações enviadas pela marca, submeta a mesma ao Ministério da Agricultura para que tais dados sejam auditados.
Seja um consumidor consciente! Fique de olho no rótulo.
Fonte: Redação APROCOCO