Quais serão os impactos que as propostas de Reforma Tributária em análise no Congresso Nacional trarão para a cocoicultura? O cenário mostra que as propostas aumentam os custos de produção e queda na rentabilidade da cultura.
Haverá grandes prejuízos que o possível aumento da carga tributária trará para a produção, não só de coco, mas de alimentos em geral no Brasil.
Os cocoicultores não são contra a reforma, mas que seja uma que simplifique o atual sistema de tributos e que não aumente a carga tributária para o produtor.
A PEC 45, por exemplo, propõe a adoção de uma alíquota única de 25% para todos os bens e serviços, o que provocaria o aumento dos custos de produção de frutas e a queda da rentabilidade do produtor.
Para os exportadores, por exemplo, a competitividade deste setor estaria ameaçada, visto que outros países subsidiam os produtos agrícolas.
Governo e congresso parecem estar indo na contramão do desenvolvimento da competitividade da atividade agrícola brasileira, iludidos por um momento de uma bolha cambial, cujos lucros ficam nas mãos dos intermediários, indústria e varejistas, pois, a rentabilidade das propriedades rurais não só da cocoicultura quando não é negativa, não remunera o capital investido.