A Embrapa-Agroindústria Tropical-CE está desenvolvendo um estudo para determinar a pegada de carbono e hídrica para o coqueiro. O estudo está sendo conduzido pela Dra. Maria Clea Brito de Figueiredo, pesquisadora desta renomada instituição. Com o propósito de realizar um trabalho que represente a realidade das diversas regiões produtoras do país, foi feita uma consulta com a APROCOCO BRASIL para firmar um termo de colaboração técnica. A APROCOCO possui produtores associados provenientes de 11 estados brasileiros o que garante mais de 90% de cobertura para acesso a dados.
Este estudo é importante porque num futuro breve, os mercados internacionais irão utilizar estes dados para poder qualificar os produtos alimentícios como de baixa ou alta pegada de carbono. A pegada de carbono para um produto qualquer indica em última análise se ele é amigo ou não do meio ambiente. Segundo o Eng. Jamison Moura, Diretor de Tecnologia e Mercado da APROCOCO, estes estudos serão fundamentais para a obtenção de dados para o coqueiro, e com isto, viabilizar no futuro, acesso a mercados mais exigentes.
Esta consulta foi realizada na mesma semana em que ocorreu severos cortes de verbas impostos à EMBRAPA pelo governo federal. A Aprococo emitiu um manifesto público contra tais cortes, na esperança de que este estudo tenha continuidade.
Fonte: Jornalismo Aprococo.